18 dezembro, 2009

Essência Natural



...ser essencial. Sendo que temos muitos colegas que insistem em falar da essência da enfermagem sem saber do que falam, decidi pesquisar e reflectir um pouco neste assunto, para não cometer o mesmo erro. A essência pode ser definida como as propriedades imutáveis de algo. Virgínia Henderson disse que "a definição de enfermagem não é para toda a vida. Creio que a enfermagem é modificada pela época em que é praticada e depende, em grande parte, do que fazem os outros profissionais de saúde." Assim sendo, poderá falar-se numa verdadeira essência da enfermagem (com características imutáveis)? Segundo grande parte dos autores (ex. Leininger e Swanson) o que é verdadeiramente imutável na enfermagem é o cuidar, sendo a enfermagem a verdadeira ciência (não a vejo como arte, por diversas razões) do cuidar. Será então o cuidar a verdadeira essência da enfermagem? E o que é afinal o cuidar? Será que este é imutável? Se a sua definição muda ao longo do tempo, também muda a de enfermagem e por conseguinte a sua essência... mas a essência não é imutável? Está assim dado o mote para o próximo post, que pela sua complexidade e extensão, que vai por à prova toda a minha capacidade de síntese, estou a redigir há uns dias (devagarinho) e tem servido como um exercício de reflexão, tal como (quase) todos os posts deste blog, sendo um dos principais estímulos para continuar o mesmo.

6 comentários:

Sara disse...

Tenho vindo a acompanhar este blog, e de facto, deparo-me uma vez mais com um assunto pertinente, uma idea pensante, que nos faz reflectir um bocadinho mais sobre a nossa Enfermagem. Do pouco que posso dizer sobre o assunto, sendo apenas uma recém-licenciada no meio de tantos outros, para mim a essência da Enfermagem encontra-se no alvo dos seus cuidados: a Pessoa Humana, o Doente, a Família, a Comunidade, o que quiserem chamar. Agora a forma como o fazemos, o cuidar em si, o conhecimento técnico e científico para aplicar de forma eficiente e eficaz os nossos cuidados é que muda. Muda com as necessidades da população, da epoca, dos meios a que vamos tendo acesso, obrigando-nos a acompanhar todo esse crescimento e evolução.
Não sei se esta ideia faz sentido, e agradeço rectificaçoes.

Obrigada por esta continua partilha,

Sara

LProlog disse...

Olá Sara. Obrigado pelo teu comentário, onde expressaste uma ideia que faz todo o sentido e que terei em conta na redacção do dito post sobre o cuidar (até porque não estou totalmente de acordo contigo). Desejo-te desde já boa sorte para o teu futuro, enquanto recém-licenciada.

Celso Silva disse...

É sempre bom questionar tudo.

O que hoje é verdade amanhã...

O que temos, mais dia menos dia, é, do ponto de vista técnico, salientar o que é que nos faz diferentes dos outros profissionais da saúde?

Não basta dizer que é o "cuidar", temos de concretizar, ou seja, o que é isso do cuidar...

Continua...

Celso Silva disse...

É sempre bom questionar tudo.

O que hoje é verdade amanhã...

O que temos, mais dia menos dia, é, do ponto de vista técnico, salientar o que é que nos faz diferentes dos outros profissionais da saúde?

Não basta dizer que é o "cuidar", temos de concretizar, ou seja, o que é isso do cuidar...

Continua...

Sara disse...

Fico à espera =)
Obrigada

finalista disse...

essa da "pessoa humana" é que me mete confusão...então há pessoas qué? animais? pessoas peixe? hum..

apenas mais um dos muitos chavões de enfermagem a meu ver..o pior é que os srs. professores gostam é disso.