14 dezembro, 2009

Fashion & Style



...ter estilo. Penso que seja generalizada a censura das escolas de enfermagem em relação à imagem/estilo dos seus alunos. Na minha escola em particular, em estágio era (e fui) "aconselhado" a cortar o cabelo por "já estar demasiado comprido" ou a cortar a barba, que "devia ser cortada todos os dias". Mais grave ainda era o facto de mesmo durante o tempo de aulas haver uma censura constante e atenta ás roupas e ao estilo dos alunos em geral. Nada de roupas mais extravagantes e um colega foi proibido pela directora de entrar na escola enquanto não mudasse o corte de cabelo (pouco convencional) que tinha feito. Sem me referir sequer aos aspectos legais, que autoridade (moral) tem qualquer professor ou director ou quem quer que seja na escola para me proibir de vestir qualquer roupa ou usar determinado penteado, piercing, tatuagem, de interferir com o meu estilo próprio, a minha identidade (respeitando obviamente o pudor público)? O mais interessante é que estas ideias são incutidas em grande parte dos alunos que depois, enquanto profissionais, acabam por exercer a mesma censura sobre os colegas que ousam afirmar o seu estilo, a sua identidade. Não basta já todos nós termos de usar um uniforme/farda que de estético pouco ou nada tem e cujos objectivos não são certamente conhecidos na totalidade pela maioria dos colegas (este assunto dará origem a um futuro post certamente interessante). Felizmente assistimos cada vez mais a enfermeiros que alheios a esta censura vivem e trabalham com o seu estilo próprio, com todo o tipo de penteados, piercings e tatuagens, como todos os profissionais, uma vez que isto não influencia a qualidade do seu trabalho. A enfermagem já não é (só) praticada por freiras!

3 comentários:

Sant'Iago disse...

é o post sobre identidade profissional que estás a abordar não é, relativamente ao 'futuro post'?
aguardo por esse, que é sem dúvida uma observação muito capaz!
ah... e se por acaso, nos apetecesse demonstrar o nosso self love pela enfermagem, e resultasse numa tatuagem pelo antebraço, com motivo relacionado com enfermagem? Será que aí era proibida ou não?

Sant'Iago disse...

Nice pic LOLOL

vidairada disse...

Pior só mesmo quando os enfermeiros (e são muitos...)fruto de uma má educação de base ou de topo não sei! não respeitam as diferenças (recreativas ou outras tipo obesidade, amputações,deformações fisicas, ...)dos doentes que tratam e fazem comentários infelizes, não respeitando a intimidade e individualidade de cada um! A enfermagem tem ainda um longo e penoso caminho a percorrer.