16 fevereiro, 2010

Olha a postura


...saber estar. Durante o tempo de curso, sobretudo em alturas de estágio, fui constantemente atormentado pelo "saber estar... saber ser", pela "postura" e penso que isto seja generalizado no nosso país. Com "postura", referiam-se certamente ao modo como nos comportamos, à nossa conduta durante o trabalho, perante os doentes e os outros profissionais, e já agora, perante os colegas. Na altura achava isto da "postura" um bocado ridículo... e contínuo a achar! Ridículo pela maneira como era abordado pelos nossos professores: "o cabelo tem de estar bem preso, nem um fio de cabelo solto no meio da testa... durante a passagem de turno e nas enfermarias, nada de estar encostado a nada ou com as mãos nos bolsos...". Depois incutiam-nos comportamento perante o doente de "ajuda... carinho... atenção... simpatia... ser prestável", e de maneira mais dissimulada, "servidão, escravidão, submissão e vassalagem" perante o doente, que "tem sempre razão" e "cujos desejos deverão ser as nossas ordens, pois estamos ali para o servir e sempre com um sorriso nos lábios", é a badalada "relação de ajuda" que a mim sempre me meteu alguma confusão, ainda não compreendi se pelo que é ou por aquilo que fazem dela. A verdade é que a "postura" é importante, em qualquer profissão e precisa realmente de ser melhorada nos enfermeiros onde existem muitas falhas que contribuem para uma imagem negativa da profissão. Contra mim falarei, mas quão comum não é os enfermeiros estarem numa enfermaria a discutir assuntos pessoais perante os doentes ou a contarem piadas, entre si ou com os doentes e já agora, na presença de outros profissionais? É isso comum noutros profissionais? Qual é a abordagem por exemplo dos médicos aos doentes? Contam-lhes o que almoçaram ou assumem uma atitude séria para serem levados a sério? Porque é que é visto como uma piada os cirurgiões agirem desta forma (descontraída/relaxada) durante uma cirurgia? Será que o nosso trabalho não é sério, rigoroso e exige concentração? Penso que devemos adoptar uma "postura séria" perante os outros para sermos levados a sério, para valorizarmos o nosso trabalho e mantermos alguma autoridade. Se pensarmos bem, quem nos atende com extrema simpatia é quem mais nos quer enganar. Os vendedores, sobretudo os "da banha da cobra" são de uma extrema simpatia. Já abordei a questão da simpatia e suas consequências anteriormente, acabando este post por ser um complemento do mesmo, mas surgindo por razões diferentes. A nossa imagem social é em grande parte construída por nós mesmos e será do nosso maior interesse sermos levados a sério por toda a gente para que ninguém tenha dúvidas de quando estamos "a brincar" ou "a sério" e assim nos darem a importância que precisamos por vezes e merecemos sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Devo-lhe dizer que fui encaminhado pelo blogue "Dr Enfermeiro" para o seu e digo-lhe.. aprende-se mais em 5 minutos neste do quem em dias no outro. Enquanto um apenas se queixa e fala de tudo menos enfermagem, pelo menos no seu eu vejo um enfermeiro que gosta de ser enfermeiro. Já começam a ser poucos sabe? Começo a ver a enfermagem tomada por aspirantes ferrenhos a cursos de Medicina que agora enfermeiros querem mudar a profissão para uma mini-medicina. Tenho alguma dificuldade em pensar o que vai ganhar um enfermeiro em poder prescrever alguns fármacos... autonomia? ou perda dela? ao pedir alguns exames? autonomia ou perda dela? A enfermagem deve lutar por enfermagem, exigir que enfermagem seja muito bem paga como enfermagem pois tem valor para tal! Ao se mostrar que se está insatisfeito com as funções... apenas se revela que o que actualmente se faz é algo menor. Mas pior que isso... ao querer libertar algumas barreiras intra-profissões, também se estão a baixar defesas e outras profissões vão entrar rapidamente nos limites de enfermagem. Gereontologia, Psicologia, Fisioterapia, os novos TAE, Farmácia.. todos à espera que a enfermagem se fragilize. E isso é exactamente o que está a acontecer com esta recente e mal fundamentada ânsia de competências. Mas essa é apenas a minha opinião. Um abraço e mais uma vez parabéns pelo seu blogue.

LMady disse...

Goste de ser Enfermeira e PRECISO ser autônoma e me esforçar para isso(Pós) e aplicar o Processo de trabalho do Enfermeiro, porque só de ser Enfermeiro hoje em dia não dá porque o mercado lotado.