12 março, 2010

Oferece-se trabalho


...trabalhar gratuitamente. Estou-me a referir aqueles colegas que teimam em chegar ao serviço antes da hora certa (a partir da qual são remunerados) para "começarem a preparar" o turno, ou seja, para trabalharem mais tempo do que aquele que lhes é pago. O pior ainda é que os ditos colegas acabam por estorvar os colegas que estão a finalizar o turno e se tentam despachar para terminar os assuntos pendentes. Sinceramente estes colegas são quase tão irritantes como aqueles que acabam por ficar no serviço 1 ou 2 horas depois do seu turno ter acabado, a ver os colegas a trabalharem... é caso para dizer "get a life!"

7 comentários:

Rita disse...

Concordo plenamente. Nunca percebi. Outras pessoas que deveras me intrigam são aquelas que mesmo já tendo atingido a idade da reforma teimam em continuar a trabalhar. Há cada coisa!!!

Anónimo disse...

COM QUE CARA VÃO AGORA OS NOSSOS SINDICATOS REEVINDICAR 1500€ AO GOVERNO PARA A FUNÇÃO PUBLICA QUANDO ELES DISEREM QUE ESTES ACEITARAM 1075€ PARA O PRIVADO?

PODERÁ HAVER ENFERMEIROS DE 1º E DE 2ª?

vidairada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vidairada disse...

Para muitos enfermeiros isto significa dedicação o que fica sempre bem nos tempos que correm e quem sabe uma melhoria no seu "reles" contrato (puro engano...), alguns chefes então adoram este e outros tipos de bajulação bacoca, alguns empregadores rejubilam com estágios não remunerados e afins,para outros como eu, indicia má organização fruto do "tal" pouco valor que se confere ao tempo e ao trabalho (como foi certeiramente explorado no seu post anterior).

Anónimo disse...

Pessoalmente tenho o hábito de chegar mais cedo em todas as ocasiões, quer no trabalho quer na vida pessoal... e realmente não sei porque isso se torna um problema, uma vez que não deixa de ser um hábito pessoal. Já sair mais tarde para mim muitas vezes não é opçãoe por isso não julgo correcto... As pessoas acabam por confundir hábitos pessoais com graxa ao chefe, quando na verdade aqueles que mais criticam o chefe nas suas costas, são aqueles que mais lhe lambem as botas e que em reuniões nem abrem a boca... Por isso prefiro manter o meu hábito pessoal (chegando mais cedo em tudo) do que chegar mais tarde 10/15/20 minutos constantemente e demonstrar uma profunda falta de respeito pelo colega que já trabalhou as suas horas e apenas quer ir para casa...
esta é a minha opinião...

LProlog disse...

@Anónimo:

Como referi, o problema de chegar cedo e começar a trabalhar está no facto de estorvar aos colegas que estão a finalizar o seu turno, altura em que o tempo é sempre escasso para completar as tarefas inacabadas e em que mais um colega a ocupar espaço, a ocupar o doente, a usar material ou a fazer perguntas que poderiam esperar pela passagem de turno é a meu ver uma "profunda falta de respeito", tal como o é chegar atrasado. Tal como disse vidairada desvaloriza ainda o seu trabalho no especifico e o de todos os enfermeiros no geral, pelo que se torna também um desrespeito por todos os colegas. Quanto a "graxas", já desenvolvi um pouco o assunto em: http://esseenfermeiroe.blogspot.com/2009/11/verdade-da-mentira.html

cumprimentos.

Sant'Iago disse...

compreendo ao que o Lprolog se refere. aliás, já vivenciei situações que refere.
sendo que se torna 'pouco profissional' abordar colegas que estão a 'ultimar' o turno nas suas condicionantes de prática de cuidados ainda a efectuar e o colega que chega cerca de 40 min mais cedo (não são os 10 min 'normais'), atrapalha, descoordena os colegas que ainda estão na prática de cuidados, a acabar o seu turno, com interrupções constantes e acima de tudo desproporcionadas para iniciar o seu turno (antes da hora).
este iniciar de turno antes da hora, contempla, entre outros, actividades da prática de enfermagem durante o turno que não é o seu (ainda), quando o colega que está a preparar o seu fim de turno, sabe como está e como quer deixar o doente, quais os recados pendentes, etc.
e ficar 2h a ver os colegas trabalhar... enfim... get a life mesmo