12 agosto, 2011

É hoje!


...interessar-se (também) por astronomia. Hoje é um óptimo dia para fazerem uma coisa... sobretudo aqueles que se sentem os maiores, aqueles que acham que têm muito, ou que conseguiram muito, que são importantes, que são grandes... ao anoitecer dirijam-se para um sítio longe da cidade e da sua poluição luminosa (e já agora de todas as outras formas de poluição urbana), levem material que lhes permita deitarem-se no chão e roupa que os agasalhe minimamente. Ao chegarem ao sítio, dêem cerca de 10 minutos aos vossos olhos para permitir que as pupilas se dilatem, a rodopsina se regenere e a retina se ajuste de modo a disponibilizar mais bastonetes, depois deitem-se no chão e olhem para cima, para o firmamento e contemplem as centenas de estrelas que por certo conseguirão observar, e pensem no tamanho do Universo, comparem-no com o da Terra, com o do vosso país, da vossa cidade, da vossa casa, o vosso e não tenham medo por se sentirem tão pequenos, tão insignificantes, pois neste Universo infinitamente grande, é assim que vocês são. Enquanto estiverem absortos comtemplando a abóboda celeste, aproveitem para olhar na direção de Perseus, pois hoje é o pico das Perséiades e afinal de contas não é todos os dias que podem observar um fenómeno da Natureza tão fascinante, que ocorre pelo menos há 2 mil anos, independentemente de vocês ou de qualquer outra pessoa e que vão continuar a ocorrer anualmente mesmo depois de vocês desapareceram e serem esquecidos pelo tempo. Aproveitem o dia de hoje portanto, para caírem na realidade, para terem a real percepção de vocês mesmos e do vosso lugar no Universo.

"Apenas duas coisas no Universo são infinitas: o próprio Universo e a ignorância dos homens."
 Albert Einstein

2 comentários:

Doutor Enfermeiro disse...

Astronomia. O meu hobby e interesse de há longos anos. Muito frequentemente podem encontrar-me de telescópio apontado para o céu nocturno. Um abraço.

LProlog disse...

Também já foi meu hobby, mas atualmente não tenho essa possibilidade e tive de me virar para outros, mas não deixa de me interessar... bastante.