18 setembro, 2010

Falta de...


...estar a chegar ao fim de mais umas férias e já a pensar nas próximas. É ao contatar mais com pessoas de outros países que se torna evidente a pobreza do povo português, não (só) a económica, mas a pobreza educacional, a falta de valores (ou os valores incorrectos), a falta de moral, falta de visão, falta de princípios básicos, de sonhos, de respeito pelas pessoas e pelas coisas, por eles próprios, de tanta coisa... não tenho aquele sentimento de patriotismo, mas com pessoas assim, não me sinto culpado por isso. Não é só na enfermagem que existem (muitas) pessoas assim, mas é um problema nacional generalizado e um problema maior ainda é o facto do futuro já estar condenado à partida, pois quem no presente construirá o futuro já está "contaminado" por esta pobreza e assim não sei quando conseguiremos sair do fosso. Existem claro excepções... uns fogem (leia-se emigram), outros ficam por cá e agregam-se em empresas que são uma excepção ás restantes, aquelas empresas que transformam as crises (que levam as outras à falência) em oportunidades para continuar a crescer, ignorando as críticas invejosas dos que queriam os mesmos resultados sem o mesmo trabalho, o mesmo esforço, a mesma visão e inteligência. Existem ainda outros dispersos que não se chegam a agregar, por falta de oportunidade talvez. Mas chega de falar mal dos "tugas", noutra oportunidade falarei mais. Boas férias para quem ainda vai, que por mim é tempo de voltar ao trabalho, com as energias recuperadas, com o bom humor e a paciência de volta, mas com o espírito critico e "aquele borbulhar cá dentro" em alta.

"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atómica: a vontade." (Albert Einstein)

2 comentários:

Sant'Iago disse...

adorei o post. subscrevo.
pensei nisto e constatei o mesmo neste período em que estiveste out.
é verdade, verdadinha, falta de visão, essa visão que tanto falta, "mas a pobreza educacional, a falta de valores (ou os valores incorrectos), a falta de moral, falta de visão, falta de princípios básicos, de sonhos, de respeito pelas pessoas e pelas coisas, por eles próprios, de tanta coisa".
subscrevo.
grande regresso.
grd abraço

Anónimo disse...

Será que tenho que ir para polícia para ser promovido, governo irá gastar mais de 3 milhoes de euros com a promoção dos policias, uns são os filhos os outros são enfermeiros.