19 agosto, 2009

Notas soltas


...escrever e falar demais (ou não). Estou-me a referir respectivamente aos registos de enfermagem e à passagem de turno. O que me leva a postar sobre este assunto são todas as vezes que saí atrasado porque os meus colegas (sobretudo do género feminino) decidem relatar o que todos os doentes fizeram desde o início ao fim do turno (com ou sem relevância para os cuidados e sua continuidade), e mais grave ainda, quando o fazem lendo os registos escritos que previamente redigiram. Não sabem que a passagem de turno deve complementar a informação escrita, o que nos leva a outro ponto - nem tudo deve ficar escrito em notas de enfermagem (algumas das coisas serão transmitidas via oral), mas apenas os factos essenciais, significativos e pertinentes, de forma clara, precisa e concisa, o que raramente se verifica. O objectivo dos registos de enfermagem é assegurar a continuidade de cuidados, estabelecer um meio de comunicação entre os membros da equipa de saúde, contribuir para a avaliação da qualidade e eficiência dos cuidados e ainda constituir um suporte legal para a nossa actuação. Pergunto então eu, qual o objectivo de descrever o que o doente não tem? "Não tem cefaleias, nem mialgias, nem sialorreia, nem teve dejecções..." Se nalguns raros casos dizer se pode justificar a referência a algo "que o doente não tem" ou "que não se passou", na grande maioria das vezes, o que deve ser referido é o que se passou, "o que o doente teve", "o que eu fiz", "o que precisa de ser feito" para assegurar a continuidade dos cuidados, as alterações dignas de registo. Se houve algum problema que até foi resolvido entretanto, não é preciso (geralmente) descrever todos os passos dados para a sua resolução, a menos que isso constitua uma oportunidade de formação em serviço/em situação, obviamente. Caros(as) colegas, eu não quero saber se o doente esteve a ver o programa do Goucha ou do João Baião, se quiserem podem-me dizer que esteve a ver TV e chega! Também não há necessidade de repetir registos; se já registaram a terapêutica em folha própria (ou electronicamente) para quê repetir o registo (e isto inclui soroterapia)?

6 comentários:

finalista disse...

apontamento interessante, hmm...

Sant'Iago disse...

e falam fala falam falam falam. "Hello? Estamos a passar turno, não estamos?"
"Ah, pensei que já não!"

rmsc disse...

Eu acho interessante o pormenor de saber qual o programa que esteve a ver, porque a televisão portuguesa disponibiliza toda uma vasta panóplia de programas televisivos que acompanham as manhas dos portugueses e cito: "o programa do Goucha ou do João Baião", mas todos eles são susceptíveis de causar graves danos cerebrais a quem assistir a eles com regularidade.

Da Cova da Beira disse...

Subscrevo inteiramente, no meu serviço padece-se do mesmo mal.
Imprimi este maravilhoso texto e expu-lo no serviço pode ser que ajude a sair mais cedo!!!!

Sahaisis disse...

eu entendo-te perfeitamente...começa logo no corado e hidratado...e acaba em coisas do género fica no leito a repousar...é bonito...mas não me interessa nada...todos os doentes à partida estão corados e hidratados e se não estão a menos que haja causa para isso, não me interessa nada e o que o pobre doente fica a fazer no leito, no final do turno às 11 e meia da noite é lá com ele, a menos que ele seja um perigo para si ou para os outros...mas enfim...há sempre quem goste de escrever romances..

Joana Cruz disse...

"Imprimi este maravilhoso texto e expu-lo no serviço pode ser que ajude a sair mais cedo!!!!"


"fica no leito a repousar...é bonito...mas não me interessa nada...todos os doentes à partida estão corados e hidratados e se não estão a menos que haja causa para isso, não me interessa nada (...) no final do turno ...é lá com ele, a menos que ele seja um perigo para si ou para os outros...mas enfim...há sempre quem goste de escrever romances.."


Pesando as duas opiniões, e sem nenhum desprimor para com o seu artigo ( do qual gostei e considero útil,) às vezes fico parva a ler estas coisas...

será que mais ninguém... nota?

(será que vai ser publicado este comentário?)

Cumprimentos a todos,

Uma "doente"? Ou colega? Quem sabe?