20 novembro, 2009

A verdade da mentira



...ser atraiçoado pelos colegas. Dedico este post a todos aqueles enfermeiros que têm tanto de traiçoeiros como de graxistas, ou seja, a um grande número de colegas (pelo menos do meu universo). Já tinha falado anteriormente nesta falsidade que mina a enfermagem e que associei ao elevado número de mulheres na profissão, embora os homens também tendam a seguir o mesmo caminho. Desde sempre lidei com graxistas e pessoas falsas, desde os tempos da escola que reparei que ser graxista dava resultado e agora os colegas de profissão, que talvez por serem enfermeiros (tenho ideia que é uma profissão com pretensão para tal), são do mais graxista e falso que alguma tinha visto. Não importa serem bons profissionais, o que importa é fingirem e iludirem os superiores hierárquicos, com falinhas mansas, acusações de colegas (muitas vezes falsas) e outros métodos tão criativos como asquerosos. A verdade é que por mais imparcial que um chefe tente ser acaba por ser iludido por estas "bailarinas do ventre", que desviam a atenção da sua incompetência e que por vezes são tão boas que conseguem iludir mesmo os colegas que pensam contar com o mesmo apoio que lhes dão e na verdade estão a ser "apunhalados pelas costas" e só dão conta disso muito mais tarde. O que eu só descobri enquanto profissional foi um sub-tipo de graxista/falso, que é já uma refinação do graxista/falso básico, provavelmente especializado após vários anos de lambe-botas, de escovagem, que são os que eu denomino de graxistas-esponja e que absorvem tudo o que os colegas dizem (e fazem) para mais tarde citar (descontextualizadamente) tendo em vista a satisfação das suas próprias pretensões ou simplesmente descredibilizar e rebaixar os colegas perante outros; estas são pessoas cujo discurso, se escrito, estaria sempre entre aspas, nada do que dizem é da sua autoria, não têm ideias nem ideais, usam os dos outros, nunca querem nada (os colegas é que querem), nunca têm críticas fazer aos chefes - são os colegas, e assim vão subindo na vida (raramente chegam a cair), usando os colegas e abusando dos chefes.

O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém. (William Shakespeare)

5 comentários:

Sant'Iago disse...

adorei carago.
como este ultimo paragrafo resume tudo tão bem...
"o diabo pode citar as escrituras quando isso lhe convém" --> nada mais adequado, perante quem não tem voz própria, perante quem julga os outros em beneficio próprio!
time is running out...

Cogitare em Saúde disse...

Bem escrito... Muito bem bem mesmo e como descreve a realidade oculta em muitos serviços!

Estaria disposta a escrever um artigo de opinião para o cogitare em Saúde e forum de enfermagem ?

LProlog disse...

Este post foi escrito num daqueles momentos em que simplesmente já não se aguenta tanta hipocrisia e é preciso desabafar, no entanto, sinta-se à vontade para o reproduzir (referenciando o autor/origem).

Anónimo disse...

Adorei meu caro!
Não pense que isso só se passa em Enfermagem!
Adorei os "esponja" que, coitados controem uma personalidade paralela e fictícia! Infelizmente ainda produz efeitos surpreendentes, é grave!
Valha-nos a integridade e o prazer de coisas genuinas e bem feitas!
Bem hajam os integros e corajosos de qualquer ramo profissional!!!
MFG

Anónimo disse...

adorei o que foi escrito,essa profissao tao valiosa e tao cheia de gente falsa e a realidade que vivo hoje:pessoas rindo pra vc e pelas costas querendo te prejudicar fico triste de ver homenagens a enfermeiros e saber que a realidade e a mais podre possivel!!!